RuteUroped 2012 © todos os direitos reservados.

RuteUroped

Telemedicina em Urologia Pediátrica


Reuniões científicas mensais pela RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) www.rute.rnp.br



Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) é uma iniciativa que visa a apoiar o aprimoramento da infra-estrutura para telemedicina já existente em hospitais universitários, bem como promover a integração de projetos entre as instituições participantes. É uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).


O Núcleo de Urologia Pediátrica (NUPEP)  criou em 2009 o SIG (Special Interest Group: grupo de interesse especial) de Urologia Pediátrica com o objetivo de promover a difusão e discussão à distância de conhecimento técnico científicos na área da Urologia Pediátrica, com uso de tecnologia das comunicações e das informações, em especial da ferramenta da videoconferência. Desta forma e através de discussão de diagnósticos, condutas e tratamentos de afecções estudadas nessa especialidade, promove-se o aprimoramento científico na área com o trabalho cooperativo integrado com outros centros universitários e de ensino interessados.


Juntaram-se a nós nesta empreitada outros grandes centros: Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Universidade Federal de Pernambuco, e mais recentemente as Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Tocantins.


Temos desenvolvido com estas instituições uma troca contínua de conhecimento através das reuniões mensais transmitidas ao vivo pelo site da RUTE nas últimas 6ª feira de cada mês  das 8:30 às 10:00 hs (acesso pelo site: http://rute.rnp.br com link também do www.ruteuroped.com.br).